Monday, 6 Dec 2021

DEIXE-ME VER EDUCAFRO

Você sabia que, em 2018, a proporção de pessoas pretas ou pardas (que compõem a população negra) cursando o ensino superior em instituições públicas brasileiras chegou a 50,3%? Pela primeira vez, esse grupo se torna maioria no ensino superior público a partir de programas de ensino e de incentivo ao estudo. Com essas iniciativas, podemos ter ainda mais esperanças sobre o futuro educacional da população em geral do Brasil.

 Por isso, hoje apresentamos o novo episódio do quadro Deixe me Ver do IDCast. O Frei Agmar Roberto é o convidado desta edição que falou sobre a  Rede Educafro, uma organização educacional comunitária.

Conheça a iniciativa

A Rede Educafro, é um projeto pautado por reflexões sobre inclusão e por filosofias de movimentos negros e antirracistas. O projeto, que oferece cursinhos pré-vestibular, é voltado para pessoas negras, indígenas, população LGBTQI+, das camadas mais populares e fragilizadas economicamente. A iniciativa promove e oferece todo o apoio e amparo para os alunos integrantes. 

Atualmente, a rede se apresenta em mais de 12 núcleos ativos em Belo Horizonte e nas cidades vizinhas, construindo espaços coletivos e alternativos onde ocorrem as aulas. O projeto acontece de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Além de aprofundar nos estudos para os exames pré-vestibulares, o projeto também aborda as seguintes questões: Direitos Humanos, juventude e periferia, diversidade sexual, gênero, ações afirmativas, questões ambientais, cultura, cidadania, política, movimentos sociais, violência social, gênero, e as trocas de vivências. 

Objetivo do Projeto

O principal objetivo da Rede Educafro é ajudar na construção de conhecimento, na emancipação, empoderamento e garantir a permanência das comunidades mais populares. O projeto também oferece um espaço de debate para discutir desde assuntos cotidianos até a ideias intelectuais, tendo como foco assuntos sobre a negritude, cultura e cidadania.

Quem pode participar?

Para integração como aluno, o projeto admite qualquer pessoa que apresente compromisso com as aulas e os temas, disponibilidade, boa vontade para construir e compartilhar conhecimento. Também é importante o interesse em lutar pela política pública para todxs, em defesa dos direitos e das pessoas da cidade em geral. 

Além dos estudantes interessados, a rede também abre porta para voluntários capacitados.  Graduados ou não, é importante que os voluntários tenham como virtudes a reciprocidade, solidariedade, responsabilidade, participação, autonomia, iniciativa, entre outros aspectos que que possam ajudar a todos os alunos, os reconhecendo como pessoas humanizadas e íntegras.

OUÇA A ENTREVISTA

Sabemos o quão difícil está sendo investir na educação brasileira e, mais ainda, dar continuidade na vida acadêmica. Por isso, ouça o novo episódio do #DeixeMeVer pra saber TUDO sobre esse projeto maravilhoso! Estamos no Spotify, Apple Podcasts, Castbox, Google podcasts e todos os outros agregadores! Ouça:

PARCERIA COM O INSTITUTO DOM QUIXOTE

O Instituto Dom Quixote é uma produtora de impacto social! Eles planejam e executam projetos sociais junto de pessoas e empresas que querem ajudar, mas não sabem como. O Deixe me ver é um novo quadro do IDCast, onde entrevistam jovens para expor seus projetos por meio de uma perspectiva social, com apresentação do voluntário e artista, Gabriel Galvão.

 Já tivemos uma outra parceria com o IDQ contando sobre o episódio anterior do #DeixeMeVer.  Clique aqui e veja a matéria completa.

2 thoughts on “DEIXE-ME VER EDUCAFRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *