Tuesday, 28 Sep 2021

CHEGA MAIS PRA CÁ E CONHEÇA A BANDA ETC

As águas de março já chegaram para fechar o verão, mas você ainda pode curtir o clima gostosinho dessa estação com os hits da banda ETC. Formada por Dudu (voz e violão), Balut (bateria) e Vinicius (baixo), eles já conquistaram o mundo ao se apresentarem no NOS ALIVE, festival de música que acontece em Portugal. 

A banda, que foi premiada no WebFestValda,  o #ShowLivreDay e o EDP Live Bands 19, lançou o clipe Gostosa, hit que mistura a batida eletrônica contagiante do pop com a brasilidade do mpb. Assista ao videoclipe e confira o bate-papo super legal sobre carreira, história e projetos futuro da ETC. 

De Juiz de Fora, a banda começou em 2011 para fazer apenas um show. Ao longo dos 10 anos de história, ETC lançou três álbuns: Céu Grande, Sintonia e o ETC no Estúdio Showlivre (Ao Vivo). Com referências que vão do pop ao reggae, o grupo faz parte da Nova MPB, que une diferentes ritmos musicais.

Com canções autorais, o processo de composição da banda combina a experiência pessoal dos integrantes com o que viram acontecer com pessoas próximas. No início, as ideias são gravadas e discutidas em grupo e, dessa forma, eles decidem o que será ou não gravado. Nesse processo, algumas canções são decididas de forma unânimes, como a música Ana Rosa, que foi gravada em menos de 24 horas!

A correria para gravação dessa música começou com a oportunidade de fazer um lançamento numa rádio. De acordo com Dudu, eles apresentaram algumas canções novas que já tinham, mas a galera da rádio não curtiu. Em menos de um dia, eles gravaram e produziram Ana Rosa. “Na época, a gente tinha um produtor que era realmente o The Flash, e aí conseguimos apresentar na rádio”, conta.

ETC, Etcétera ou Et coetera?

Se você ficou na dúvida sobre como pronunciar o nome da banda, saiba que esse também é um dilema para Dudu, Balut e Vinicius. No início, a banda se chamava Et coetera, expressão em latim que significa “entre outras coisas”. 

“Era bem difícil de comunicar para as pessoas, o que elas iam pensar quando escutassem o nome?”, pontua Dudu. Para tornar a expressão mais fácil, o grupo adotou a forma “aportuguesada” da expressão, o famoso etc. Para expressar toda a diversidade que buscam através do som, o grupo escolheu o nome ETC.

Uma citação que representa a essência do nome ETC para a banda, vem do escritor mineiro João Guimarães Rosa. 

“Viver é um descuido prosseguido

Mas quem é que sabe como? 

Viver…

o senhor sabe: viver é etcétera…”

Guimarães Rosa. 

A diversidade de sons também está nas referências da banda, que mudam de acordo com as diferentes fases musicais. Bob Marley, Djavan, O Rappa, Skank e Natiruts são algumas inspirações que fazem parte da história da banda. O vocalista conta que a banda bebe de todas as águas da música, que estão sempre de “ouvidos abertos para tentar captar sonoridade e trazer pro nosso, porque a gente tem que ser isso, um catalisador do terceiro milênio”. 

Quarentena na casa ETC

Em alguns períodos do isolamento social, a banda decidiu ficar na mesma casa. Nessa fase Vinicius relembra que em dias ruins, eles conversavam e até tomavam uma cerveja. “Não tem sido fácil, tem as contas para pagar e sempre alguém que está numa situação difícil”, relata. 

Depois do processo de adaptação com a nova rotina, a banda se reinventou e planejou trabalhos voltados para a internet. Além desse ambiente de diálogo, a convivência fez com que alguns projetos e canções ganhassem mais forma e força, como a música Gostosa.  

As ideias por trás do clipe de Gostosa nasceram na Casa ETC. Vinicius conta que os conceitos foram elaborados no local e que cada um “puxava uma referência”. No vídeo da música, a banda ressaltou a pluralidade e beleza feminina. 

Com direção de Maxwell Costa, o hit tem mais de 55 mil visualizações e é a cara do verão. “A gente tentou trazer também uma música mais verão, mais quente e mais dançante. Isso está nas roupas e cores do clipe”, explica Vinicius. 

Em solo português

No verão europeu de 2019, a banda participou do NOS ALIVE, festival de música que acontece em Portugal. Com italianos, franceses e até norte-americanos, a banda conta que parte do público não sabia português, mas conseguiam identificar a brasilidade do som da ETC.   

Um dos poucos artistas brasileiros a se apresentarem no evento, a banda homenageou o cantor e compositor João Gilberto. No repertório, havia canções da bossa nova e samba brasileiro, como a música Molhada de Mar. Ouça a canção logo abaixo!

A experiência também rendeu uma viagem inesquecível para a banda, com a oportunidade de conhecer outro país, vinhos e especiarias portuguesas!

O que vem por aí

A banda planeja o lançamento de mais singles com videoclipe para 2021. Em fevereiro, eles lançaram o videoclipe de quarentena da canção Ana Rosa, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte. 

Além do clipe, você pode conferir vários covers incríveis, como a mistura da canção True Love (Soja) e Recairei (Barões da Pisadinha). Confira também o cover da música Mineirinho, dos Gigantes do Samba. 

Recado para os fãs <3

7/7

Além do bate-papo incrível, a banda participou do quadro 7/7 no nosso Instagram! Você pode conferir o vídeo com várias histórias e curiosidades da banda no nosso Instagram!

Foto: Igor Tibiriçá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *