Thursday, 21 Oct 2021

M-V-F- RELOADED: ENCONTRO DIGITAL DE ARTISTAS E TALENTOS BRASILEIROS ACONTECE DE 27 A 29 DE ABRIL

Imagem: divulgação

Começa nessa terça-feira (27) o m-v-f- reloaded, um encontro digital de artistas e talentos brasileiros e estrangeiros da área de audiovisual para música, com talks que discutirão aspectos criativos e estratégicos no processo de desenvolvimento e lançamento dos vídeos mais lindos da web. Além dos talks, o público também poderá conferir estreias de clipes seguidas de bate-papos com os realizadores, visual sets criados especialmente para o evento e o lançamento de uma nova iniciativa de financiamento de videoclipes em parceria com a noodle.

O m-v-f- reloaded acontece gratuitamente entre 27 e 29 de abril no site do Music Video Festival (www.musicvideofestival.com.br).

Entre os assuntos a serem abordados e convidados confirmados do m-v-f- reloaded, estão Criolo e sua equipe para falarem sobre o recente projeto de realidade aumentada, os diretores Douglas Bernardt e Fernando Nogari que extrapolam fronteiras em colaborações com artistas internacionais, um time de diretoras argentinas em um talk em parceria com o Buenos Aires Music Video Festival, estreia do videoclipe “Visceral”, de Fran, além de visual sets inéditos criados entre artistas musicais e visuais, e muito mais!

Para os visual sets, o m-v-f- está propondo uma curadoria de criadores visuais e artistas para o desenvolvimento de peças audiovisuais realizadas remotamente, de 15 a 20 minutos cada. Os sets apresentam colaborações de Matheus Leston com ATR, Gabriel Rolim com Jadsa, e Ju Matos com Kunumi MC. 

“O m-v-f- quer oferecer novas formas de fomentar a produção de vídeos feitos para música no Brasil e esse é o momento ideal para isso. Com a escassez de recursos a preços justos disponíveis no mercado e poucos editais públicos específicos para o segmento, noodle passa a ser uma opção bastante convidativa, e, junto com m-v-f-, está pronto para atender os realizadores e criativos brasileiros”. conta Lia Vissotto, diretora e idealizadora do Music Video Festival.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 27/04

15h00 – Talk “m-v-f- new sensations”

Participantes: Gabriel Augusto e Quemuel Cornelius (Iconoclast), Belle de Melo (Cave) e Angry Duo.

Mediação: Lia Vissotto 

Um bate papo descontraído e repleto de novas referências visuais com os vencedores da categoria “revelação em direção de videoclipe nacional” do m-v-f- awards 2020. O bate-papo reitera o compromisso do m-v-f- de reverenciar e destacar os novos talentos de realizadores de videoclipes. Este conteúdo foi realizado dia 15/03/21 no Youtube do MIS São Paulo. 

16h30 – Talk “Clipes de Baixo Orçamento: Empoderando Comunidades”  

Participantes: Leo Longo e Diana Boccara

Mediação: Lorena Calábria 

Com mais de 120 clipes gravados e a série “What If Collab” no currículo, o casal de filmmakers Diana e Leo – a.k.a. Couple of Things, descobriu que sua jornada juntos tem um propósito mais profundo: o de conduzir suas gravações para além do entretenimento, tornando-as ferramentas de reflexão sobre as relações humanas e a forma de produzir arte. Neste papo, Couple of Things fala sobre como produções colaborativas sem vínculo financeiro entre os envolvidos podem ser determinantes para criação de redes de confiança, disseminação da empatia e o empoderamento de comunidades globais.

17h45 – Talk “Bring Back The Fun!”

Participantes: Kasper Häggström, Lucrecia Taormina e Ninian Doff

Mediação: Louise Stevens e Duda Leite

Após mais de um ano de isolamento social graças à pandemia de Covid-19, todos nós queremos nos divertir. Os videoclipes podem nos ajudar a rir? Todos sabem o quanto é difícil fazer comédia, mas com o diretor e o artista certos, o resultado pode ser explosivo. Um talk oferecido por UKMVA.

19h00 – Estreia do clipe “Dois Corações”, de Junio Barreto, dirigido por Bárbara Cunha e Mary Gatis

19h15 – Talk “Realidades Alternativas: Inovação na Criação de Conteúdo”

Participantes: Criolo, Denis Cisma, Tino Monetti, Tito Sabatini e Rodrigo de Carvalho

Mediação: Duda Leite

Como será a produção audiovisual focada em música no futuro? Durante os últimos 12 meses, o mundo teve que se reinventar e buscar novas alternativas e formas de lidar com a realidade. Um talk sobre inovações criativas e tecnológicas que diretores, produtores e artistas tiveram que buscar para driblar as dificuldades de se produzir shows, lives e clipes com as restrições impostas pela pandemia.  

20h45 – Lançamento do clipe “Salvador” de Arthur Nogueira feat. Hiran e pré estreia do clipe “Valente”, de Arthur Nogueira + bate papo

Participantes: Arthur Nogueira, Hiran, Geovane Peixoto, Vitor Souza Lima

Mediação: Bárbara Louise

22h15 – Visual Set: Matheus Leston para ATR

O artista visual Matheus Leston cria visuais inéditos para um set das músicas da banda Aeromoças e Tenistas Russas (ATR). 

Dia 28/04

16h00 – Talk “Hermanas! A cena argentina de mulheres realizadoras de videoclipes”

Participantes: Cecilia Pinotti, Julieta Maccarino, Laura Manson e Jess Praznik

Mediação: Juan Montes

Com curadoria do Buenos Aires Music Video Festival (BAMVF), esta mesa é uma amostra da comunidade de mulheres realizadoras de videoclipes da Argentina que têm como objetivo não apenas viabilizar o trabalho e o ponto de vista das mulheres na criação audiovisual, mas também o contexto e iniciativas que buscam garantir a paridade de gênero na indústria de videoclipe naquele país. 

17h15 – Talk “Girl Power: Força Feminina na Frente e Atrás das Câmeras”

Participantes: Bivolt, Duda e Rebeca Brack, Cris Streciwik, Juh Almeida, e Aline Lata

Mediação: Lia Vissotto

Artistas e diretoras atuantes no mercado de videoclipes conversam sobre suas experiências na frente e atrás das câmeras. Serão discutidos temas como a importância do olhar feminino no mundo do audiovisual, os preconceitos sofridos por elas, e o empoderamento que surge a partir disso.

18h45 – Estreia de clipe (a confirmar)

19h00 – Talk “Imagem Além do Som: A Construção da Imagética de Artistas”

Participantes: Rafael Kent (Cave), Helder Fruteira (Ladybird), Russo e Roberto (Baiana System) e Kynnie

Mediação: Lia Vissotto

Um talk dedicado a entender o processo de construção de imagem de um artista através do vídeo, e a busca de uma essência que se transforme num legado em nome da arte. 

20h45 – Estreia de clipe “Inocente Violência”, de Lia Paris + bate papo

Participantes: Lia Paris e Lucca Salvatore

Mediação: Bárbara Louise

22h15 – Visual Set: Juliana Matos para Kunumi MC

A artista visual Juliana Matos cria visuais inéditos para um set das músicas de Kunumi MC.

Dia 29/04

16h00 – Talk “Extrapolando Fronteiras”

Participação: Douglas Bernardt e Fernando Nogari

Mediação: Duda Leite

Neste talk vamos conhecer a obra de dois diretores que transitam entre a publicidade e a direção de videoclipes: Fernando Nogari e Douglas Bernardt. Apesar de ter filmado todos os seus videoclipes no Brasil, Nogari (Iconoclast) só trabalhou com artistas estrangeiros: Ladytron, Chris Liebing e Charlotte de Witte, e a popstar Selena Gomez. Já Douglas (Stink Films), teve seu clipe “Bluesman”,  de Baco Exu do Blues, reconhecido internacionalmente. Desde então, divide-se entre trabalhos com artistas baseados no Brasil (L’Homme Statue) e artistas internacionais como Tom Misch, Loyle Carner e Gregory Porter.

17h30 – Talk (a confirmar)

18h45 – Estreia do clipe “Pistoleira” de Alice Marcone feat. Gabeu, dirigido por Dante Vescio

19h00 – Talk “Let’s Dance: Movimento & Imagem: A Dança Como Fio Condutor do Videoclipe”

Participantes: Rubens Oliveira, Jorge da Silva Borges, Gil Alves, João Monteiro, e Flavia LIma

Mediação: Duda Leite

Desde “Thriller” de Michael Jackson até “Around the World do Daft Punk”, as coreografias sempre foram um elemento fundamental na criação estética dos videoclipes. No Brasil, onde tanto a música quanto a dança são elementos culturais muito ricos, há uma enorme diversidade de videoclipes que exploram diferentes danças para contar suas histórias ou simplesmente nos fazer querer fazer dançar. Neste talk, vamos conhecer alguns dos coreógrafos por trás de clipes icônicos e conversar com diretores e artistas para entender como funciona a colaboração entre eles.   

20h45 – Estreia do clipe “Visceral”, de Fran, Carlos do Complexo e Bibi Caetano + bate papo

Participantes: Fran e Pedro Alvarenga

Mediação: Bárbara Louise

22h15 – Visual Set: Gabriel Rolim para Jadsa

O artista visual Gabriel Rolim cria visuais inéditos para um set das músicas de Jadsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *