Tuesday, 28 Sep 2021

#ORGULHOSAMENTEPRODUZIDAEMMINAS: SUA DOSE QUINZENAL DE MODA MINEIRA

Com a chegada da família real portuguesa no Brasil no século XIX muitas outras coisas europeias foram trazidas para o nosso país. Inclusive, o gosto pela moda parisiense. Mas moramos num “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Não demorou muito até as brasileiras perceberem que aquelas roupas lindas eram pesadas e quentes demais para o nosso clima. E foi aí que a moda brasileira começou a dar os seus primeiros passos. 

Segundo o livro  “História da moda no Brasil: das influências às autorreferências” de João Braga e Luís André do Prado, a moda tupiniquim tem pouco mais de 120 anos de história. No entanto, o amor pela moda brasileira foi declarado muito depois quando a iniciativa #FeitoNoBrasil, parceria entre a gigante têxtil Rhodia e a consultora de tendências carioca Renata Abranchs, foi lançada em 2014. 

O país cujo nome origina de uma árvore, ‘pau-brasil’, usada para tingir tecidos, conta atualmente com uma identidade muito rica e diversa no seu jeito de fazer moda. E assim como meu país, nasci com DNA da Moda, herdado não sei exatamente de onde. Talvez um pouco do slow, porque descendo de bordadeiras e crocheteiras mineiras. A matriarca da família, que beira os 90 anos, tem uma Singer preta e costura. Há também uma tia-avó costureira e uma avó materna que guarda tecidos, belos casacos e echarpes, quase todos já em meu guarda-roupa. 

Meu gosto pela moda nasceu como em qualquer pessoa que trabalha no ramo atualmente: aquela que fazia vestido para as bonecas com retalhos; que desenhava croquis; e que lia revistas de moda descartadas pela patroa da avó. Aos 20 anos saí da minha terra natal, Brasília, e retornei às origens ancestrais. Escolhi BH, por ser a capital da moda para morar e aqui ter conexão com aquilo que nasci para fazer. 

Todo contato que tive com a Moda foi em BH e foi pela Moda Mineira que eu me apaixonei a primeira, segunda, terceira e todas as vistas que houver nesta vida e, quem sabe, nas próximas. Toda essa prosa para contar que esta coluna é sobre Moda Mineira. A cada 15 dias um texto repleto de moda e mineiridade. Pretendo com isso levantar nossa bandeira a: #OrgulhosamenteProduzidaEmMinas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *