Monday, 6 Dec 2021

TER ESTILO NÃO É SE VESTIR QUE NEM ‘BLOGUEIRA’

Desde que eu comecei a falar sobre moda no instagram, uma pergunta é recorrente: “como eu faço pra ser estilosa?”, quase sempre acompanhada de “mas eu não tenho estilo”. Sempre que eu respondo falando que todo mundo tem estilo, o que é completamente verdade, sinto que as pessoas esperavam algo diferente. Talvez uma fórmula rápida e prática pra “ser estilosa”. Daí eu sempre me pego pensando: o que é ser “estilosa” pra essas pessoas?

Bom, pra mim, é qualquer pessoa que saiba se vestir de acordo com o que quer comunicar, tem muito menos a ver com roupa e mais a ver com atitude, comunicação e personalidade. Falo isso sem um pingo de falsa demagogia, juro! Mas o que eu percebo é que o ideal de estilo difundido por aí é muito próximo do que toda digital influencer ou celebridade usa. E, mais uma vez, fico pensando com meus botões: como querem ter estilo, que é nossa pura essência, esperando se vestir que nem todas as outras? O resultado disso é uma crise de identidade gigantesca, em que a gente (sim, me incluo nisso porque já fui alguém que pensava assim) se busca no outro. Olha que doido!

E aí vem a onda de frustração. Você começa a se comparar com todo mundo que parece ter um guarda-roupa dos sonhos no Instagram e que tá sempre impecável. Ei, deixa eu te contar uma coisa, a maioria dessas pessoas nem escolhe a própria roupa, aposto. Aposto, também, que muitas delas se vestem de um jeito porque precisam divulgar uma marca ou porque vestir sempre a última tendência vende um estilo de vida que rende muuuito dinheiro pra indústria. Onde fica a nossa personalidade nisso tudo?

Ter estilo não é se vestir que nem blogueira, ter um closet abarrotado e muito menos usar todas as tendências do momento. Até porque, hoje em dia, as lojas lançam uma coleção nova a cada semana. Quem conseguiria acompanhar se estilo fosse isso, minha gente?! Estilo tem a ver com olhar pra dentro, com autoconhecimento, com entender de que forma você quer se mostrar pro mundo. Seu estilo é seu cartão de visita. Já pensou em como você quer que as pessoas te reconheçam? Como quer que lembrem de você? Não sei vocês, mas eu adoraria ser lembrada como alguém única, não como uma réplica no meio de tantas outras. Ter estilo nada mais é do que ser você, usar o que você quer usar, se vestir de si mesma. E isso é tão fácil, tão natural. Por que será que pra gente não é bom o suficiente?

Toda vez que você pensar em admirar o estilo de alguém depreciando o seu, se olha no espelho e se pergunta quem você gostaria de ser: alguém único ou só mais um na multidão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *