COURO: NAS BOLSAS, NOS PÉS E NOS ACESSÓRIOS

Minas Gerais é o quarto estado brasileiro que mais produz calçados em couro do Brasil, 15% da produção nacional é feita em solo mineiro. Além disso, a indústria de calçados, bolsas e artefatos de couro em Minas é conhecida nacional e internacionalmente pela qualidade e pelo diferencial do feito à mão.
Embora a participação tenha sido reduzida, de 400 expositores para 73, nesta 26º edição do Minas Trend, várias marcas mineiras de calçados, bolsas e acessórios marcaram presença e trouxeram uma rica diversidade de produtos desenvolvidos para as demandas do alto Verão e Outono/Inverno 2022.

Déborah Germani handmade, Isla, Cellso Afonso, E-Bolsas, Relicário, Paula Bahia, Luiza Barcelos, Andacco e Andine, foram as representantes de bolsas e calçados mineiras nesta edição de retomada.
Débora Germani handmade atua nos segmentos de bolsas e sapatos. Há 28 anos, a marca da Débora Lúcia Righi Santos, desenvolve uma linha pensada para a mulher madura que busca conforto atemporal. A marca trabalha de forma artesanal desde 1993, mas foi em 1999 que a parceria com a São Manuel (indústria pioneira na produção de calçados de couro no Brasil), proporcionou uma produção de larga escala na linha de sapatos.

Para esta edição do maior Salão de Negócios de Moda da América Latina, a marca apostou em uma linha com aplicações coloridas nos calçados, usando técnicas de upcycling conta com uma diversidade de materiais como palha e lona na linha de bolsas. O resultado são peças personalizadas e exclusivas com durabilidade e muito charme.
Celso Afonso, pioneiro no Minas Trend Preview e presidente do SindBolsas-MG, trouxe muitas novidades. Sua tradicional linha feita em couro, a Cellso Afonso, exibiu bolsas em diversos tamanhos, formas e cores. Artigo de desejo, as bolsas desenvolvidas pelo arquiteto e estilista possuem uma identidade única que mescla autenticidade, atemporalidade em detalhes únicos em couro e couro de pirarucu com maxi correntes.

A sofisticação e a qualidade de Celso também pode ser conferida em outras duas linhas: a Resort, composta por bolsas em nylon, tecido e pvc com cores fortes e estampas diversas. E por meio da parceria com a E-Bolsas, que deu origem à E-Bolsas by Cellso Afonso, ele trabalha com liberdade criativa e uso de materiais sintéticos diversos. Para esta 26° edição, ele surpreendeu com as apostas ousadas para o Outono/Inverno 22. Pelos, correntes, animal print e estampas étnicas inspiradas no Peru são elementos principais das peças.
A mineira Isla misturou plumas, cores neon, madrepérolas em bolsas sustentáveis feitas a partir de sobras de tecidos, palha e couro, o resultado é uma coleção pure dopamine para as estações mais frias de 2022. A marca possui loja própria no BH Shopping e a coleção exibida na edição de Novembro do Minas Trend já está disponível para venda. A Isla possui duas linhas: festa e casual, escolha a sua no @isla_oficial.

E, para as mulheres, cujo trabalho necessita de bolsas especiais, a Relicário Bolsas traz uma linha completa de pastas, malas e mochilas sem gênero. Há 20 anos no mercado, a marca possui fabricação própria e preza pelo processo manual. A Relicário nasceu digital e desenvolve cada peça pensando na durabilidade e na funcionalidade das bolsas para os futuros clientes, que vão desde estudantes de medicina a advogados.

PHYDIGITAL: A NOVA FORMA DE APRESENTAR PRODUTOS E CAPTAR CLIENTES PERSONALIZADOS
A parceria com o Minas Trend surgiu a partir da necessidade inovar nesta retomada pós-pandemia. O evento, realizado presencialmente entre os dias 1 e 4 de novembro, continua no formato digital até o próximo domingo, 28. A expectativa é oportunizar vendas para as 73 marcas que estiveram presentes no MT 26 por um tempo maior e aumentar a rede de contatos entre compradores e expositores.
Para entender melhor sobre o que é a proposta Phydigital conversei com Guilherme Scalon, CEO Teceo. “A Teceo Phydigital é uma plataforma colaborativa que conecta marcas e lojistas focada em experiência de compra. O lojista entra em contato com as marcas que têm a ver com seu perfil de negócio, conhece os produtos e tem contato direto com a marca. Também é possível realizar compras de produtos já disponíveis ou fazer pedido de pré-lançamentos”, explicou o empresário.
Na plataforma, as equipes de venda cadastram catálogos de produtos e fazem lives de lançamentos de coleções. O lojista consulta tamanhos, valores, cores e demais informações sobre o produto e pode montar a grade de acordo com as demandas da sua loja. A plataforma oferece duas licenças: uma para a equipe de vendas e outra para os lojistas interessados em comprar da empresa.
O Phydigital é a junção de dois termos em inglês: physical (físico) e digital (digital), que juntas significam a experiência e a funcionalidade do mundo físico na comodidade e praticidade do mundo digital.
A Teceo é uma start up de Maringá (Paraná) que foi lançada oficialmente no Minas Trend e promete melhorar a experiência de vendas da indústria da moda B2B.