Friday, 1 Jul 2022

FESTIVAL AZEDA REALIZA SUA PRIMEIRA EDIÇÃO

Projeto destaca artistas belo-horizontinos e reúne FBC, Kaike, Malaca, Pejota e Baile Room no line-up

Com a missão de sublinhar e fortalecer o que há de mais brilhante na produção musical e cultural da capital mineira, o AZEDA realiza sua primeira edição oficial e em formato presencial no dia 5 de fevereiro (sábado), a partir das 15h, no Catavento Cultural.

Criado como uma plataforma que reúne artistas, produtores e criadores locais, o AZEDA procura expandir as fronteiras da cultura independente de Belo Horizonte e traz aos seus palcos somente artistas da cidade. Em sua primeira edição, o festival apresenta os shows de FBC, Kaike, Malaca, Pejota e discotecagem da festa aclamada Baile Room.

Agora vai!

O Festival AZEDA é um plano antigo da equipe, que já realizava festas com o mesmo nome, mas a ideia acabou ficando para depois, por conta da pandemia. Toda a espera deu um gostinho especial para a data. “Nosso público é quente, é como se as nossas festas fossem movidas a energia da própria cidade. Tamo doido pra ‘azedar’ mais uma vez!”, celebra Julio Goes, Diretor Criativo do Azeda.

Para essa primeira edição, o AZEDA escolheu trazer o som que vem tocando nas pistas. O evento vai contar com a discotecagem dos DJs da festa mais quente da redondeza: a Baile Room, representada por DJ Kingdom, DJ D.A.N.V e DJ VKKrammer. O festival também conta com os shows de Kaike, Malaca, Pejota e FBC, trazendo seu renomado disco “BAILE”, eleito por revistas e críticos de todo país como o melhor álbum de música independente de 2022.

É importante lembrar também que a pandemia não acabou, por isso o evento seguirá todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. O festival abrirá as portas às 16h e a entrada só será permitida mediante comprovante de vacinação oficial do SUS com duas doses de vacinação somado do comprovante de exame PCR negativo de até 24h antes do horário de início do evento.

Valorizando a arte mineira desde 2018

O AZEDA nasceu com muitos planos, com pouca grana mas com muita força de vontade e parceiros que acreditaram no nosso propósito”. É assim que Hugo Zschaber, Coordenador Técnico e Artístico do AZEDA, define a potência que deu vida ao projeto.

Iniciado em 2018, a plataforma realizou o primeiro “Azedinho” em novembro daquele ano. “Pensamos naquela época em fazer como mini-festivais: noites com dois a três shows de projetos musicais autorais e independentes de BH e Região, para celebrarmos juntes a música feita aqui”, detalha Hugo Zschaber. Ao longo de 2019, foram realizados outros três eventos em regiões descentralizadas de BH, pensando também na necessidade de se deslocar essa cena para além da região centro-sul.

Agora para a primeira edição do Festival, que ocorrerá no Bairro Ipiranga, região Nordeste, no Catavento Cultural, o AZEDA pode contar mais uma vez com parceiros que acreditam e apostam na cultura local: a Tradicional Limonada, Cervejaria São Jorge e Cringe.est.

Sem parar na pandemia

Durante a pandemia, boa parte do mundo foi obrigada a parar e não foi diferente para a equipe do AZEDA. Depois de alguns eventos de sucesso, o projeto do primeiro Festival acabou na geladeira. “A gente vinha em um crescimento exponencial. Isso ficava nítido pela quantidade de público nos eventos, chegando a dar aquele calorzinho no coração que as coisas estavam dando certo!”, relembra Luiza Alves, Produtora Executiva do AZEDA.

Ainda assim, o trabalho continuou virtualmente. Com o programa de música local, Sessões Azedas, e as entrevistas no Azideia, o projeto continuou a seguir seu objetivo principal de fortalecer e impulsionar artistas, produtores e profissionais do audiovisual da cidade.

Passo a passo trilhando nosso caminho, finalmente chegou a hora de viver o primeiro e, tão aguardado por nós: nosso festival de música. Apesar de que nada do que a gente faz é para nós, é genuinamente para a cidade”, conclui Iury, recém chegado na equipe e nomeado Coordenador de Comunicação do AZEDA.

Primeira edição do Festival AZEDA

Quando: Sábado, 5 de fevereiro, às 15h

Onde: R. Ozanam, 700 – Ipiranga, Belo Horizonte – MG

Entrada: A partir de 30 reais

Compra de ingressos: https://shotgun.live/pt/festivals/azeda

Redes sociais: https://www.instagram.com/festivalazeda/
https://www.youtube.com/watch?v=4ISfBeBC2DI 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.